sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Escola recebe visita do campeão Internacional de ioio

Henrique Alves animou os alunos mostrando sua técnica e habilidade

Mandala Trabalhando com Arte



Pintando Mandala -alunos da 3ª F - Profªs Nédia e Marilsa
Mandala, ilustração em geral de formato circular, comum nas culturas mais antigas como Hindu.
Sua visualização favorece a prática da meditação, pela beleza de seu traçado e riqueza de detalhes, constitui uma interessante obra de arte.

Mandala é círculo mágico, é ponte para dimensões superiores, é caminho a percorrer,nos revela nosso Eu, nos leva ao nosso centro, nossa Essência, a Fonte Divina, é energia e movimento, é totalidade, integração e harmonia, é o começo, o percorrer, o fim e o começo,Mandala é morte e renascimento
"Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor."


Painéis do Folclore

Criando Texto para teatro de Fantoches -4ª D - profª Kátia e Lidia


Construindo os Fantoches

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Jornada de Matemática

Após um tempo realizando atividades de matemática em grupo nas salas de aula, chegou o momento de escolher o grupo que irá representar a escola em Capivari,alguns cálculos, stop , estimativas, Sudoku e resolução de problemas, foram escolhidos 5 alunos da 4ª B profª Ivani, agora é se preparar para nova etapa que será realizada no mês de Outubro.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Colorindo a escola - Viva Japão


Dia 19/11 estamos chegando ao fim faltam alguns retoques.


30/10 - Muitos eventos a chuva também atrapalhou, mas agora vamos continuar com força total !


Será inaugurado com apresentação de caça talentos

25/09 Iniciamos a pintura do palco



Profª Kátia dá inicio a mais uma etapa do projeto Viva Japão que é a pintura no palco e muros da escola,os alunos já fizeram os riscos dos desenhos em carvão,logo partirão para a pintura.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Xilogravura

Foram usadas embalagens de isopor
3º Apertar um papel sobre a matriz e tirar com cuidado

2º - Passar tinta com rolinho


1º - Riscar o desenho no Isopor

Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo inversamente parecido com um carimbo já que o papel é prensado com as mãos sobre a matriz.
A técnica exige entalhe com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.
A xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilogravadores populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel. Entre os mais importantes presentes no acervo da Galeria Brasiliana estão Abraão Batista, seu filho Hamurabi Batista, José Costa Leite, J. Borges, José Lourenço , Gilvan Samico e Severino Borges.
Está técnica foi feita a matriz no isopor e impressa no papel, que será utilizada como capa do livro de poesia com nome "O lugar onde Vivo"
Atividade desenvolvida pela profª Rosani


domingo, 14 de setembro de 2008

Leitura em voz alta

4ª série Profª Lidia socializando as leituras feitas pelos alunos

3ªs séries Profªs Fátima e Adriana

Leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo. E
aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o
mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.(Paulo Freire)
As professoras praticam diariamente o ato de ler com seus alunos ,como também possibilitam que o aluno leia em voz alta para seus colegas em vários momentos, na sala de aula, no pátio, embaixo das árvores,como também socializem o que foi lido , incentivando assim o gosto pela leitura, aumentam seu repertório, desenvolve a imaginação, ajuda na escrita, memória, raciocício, atenção ,desenvolve a competência leitora.

sábado, 13 de setembro de 2008

A primavera vem chegando


Alunos da 2ª C Profª Valquiria construindo painel da Primavera




Alunas da 2ª série Profª Maria Helena já iniciaram o tema primavera, vão estar cuidando dos vasinhos de violetas e replantando, nossas floreiras também estão a todo vapor.



Escola inclusiva

Grupo de teatro


Inclusão digital


Participação projeto Viva Japão









Encerramento da Olimpiada Áurea






Concurso dos mascotes






Liderança e participações






Apresentações de dança dentro e fora da escola







A escola tem um papel fundamental no que diz respeito a Inclusão , significando oferecer as mesmas oportunidades para todos os alunos, considerando as diferenças dos grupos sociais, não apenas aos alunos com necessidades educacionais especiais,mas também aos portadores de altas habilidades.
Escola Inclusiva tem como desafio principal desenvolver uma pedagogia centrada na criança e ser capaz de educar a todos, tanto os que apresentam uma restrição severa, quanto aqueles que apresentam um desempenho acima da média.
Nossa proposta é proporcionar através de projetos educacionais envolvendo Arte, educação física, Informática e outras áreas, oferecer a todos alunos oportunidades educacionais diversificadas, podendo o aluno aprofundar seu interesse por determinadas áreas, acadêmicas ou não.
Para alcançar estes objetivos as parcerias e participações nos eventos da cidade são fundamentais como: campeonatos realizados pela Secretaria dos Esportes, aulas de teatro e apresentações ministradas e organizadas em parcerias com a Secretaria da Cultura, concursos de poesia, desenho, participação e liderança no grêmio estudantil, desfiles, caça talentos e outros, onde alguns alunos de nossa escola já vem se destacando.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Matemática na sala de aula


Trabalho desenvolvido nas 1ªs séries
Os grupos e duplas devem ser formados conforme sondagem e conhecimentos com fases de aprendizagem próximas , integrando todos os alunos da sala, essa proximidade contribui, portanto, para o rendimento escolar e proporciona, ainda, a aprendizagem de habilidades (sociais) como o controle de impulsos agressivos, a adaptação às normas estabelecidas e a tomada de perspectiva.
A utilização de materiais concretos, principalmente o material dourado onde a criança manipula, experimenta, questiona ,constroi seu conhecimento, esta prática tem sido realizada em nossa escola com grande sucesso.



Trabalho desenvolvido nas 2ªs séries resolvendo e questionando sobre resolução de problemas
A atuação do professor em sala de aula tem sido alvo de investigação permanente por parte dos pesquisadores da área educacional. As tendências construtivista e sócio-interacionista têm enfatizado o papel do professor como mediador da relação dos alunos com o objeto de conhecimento, o professor que assume este papel trabalhando em duplas e grupos possibilita a interação entre os alunos e a troca de conhecimentos coloca-os, de certa forma, também no papel de co-educadores em sala de aula onde o professor assume o papel de um mediador indireto , coordenando as interações entre os alunos.
É através desta investigação que os próprios professores fazem uma refexão de seu trabalho em sala de aula, possibilitando mudanças e crescimento de sua atuação como profissional,neste ano estamos direcionando um trabalho maior ao ensino de matemática.

domingo, 7 de setembro de 2008

Escola unida valorizando o trabalho em equipe realizado por toda a escola
Professoras incentivando na participação no desfile




Há 183 anos, o Brasil iniciava o ciclo mais importante de sua história. Com o simbólico grito de "Independência ou Morte", dado por Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, o Brasil deixava de ser submisso à Coroa Portuguesa e conquistava, enfim, sua autonomia política.
O que era para ser uma das datas mais importantes do povo brasileiro, no entanto, com o tempo, foi perdendo sua representatividade e hoje o dia 7 de setembro é visto pela maioria da população como mais um feriado no calendário escolar ou de trabalho; um dia de folga para ir ao clube ou dormir até mais tarde. O civismo, que representa a data ou pelo menos que deveria nortear, ficou para trás, na memória dos avôs e avós das gerações mais jovens, porém em nossa cidade está data é valorizada.
Só se muda um país, e isto em todos os aspectos, se a mudança começar a ser feita com as crianças., e é isto que nossa escola está empenhada, em formar cidadãos que valorizem e respeitem nossa pátria e o próximo.


Desfile 7 de setembro











segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Projeto Folclore












O que é Folclore Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Folclore Brasileiro Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste
Mula-sem-cabeça , Curupira e outros