quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Matemática na sala de aula


Trabalho desenvolvido nas 1ªs séries
Os grupos e duplas devem ser formados conforme sondagem e conhecimentos com fases de aprendizagem próximas , integrando todos os alunos da sala, essa proximidade contribui, portanto, para o rendimento escolar e proporciona, ainda, a aprendizagem de habilidades (sociais) como o controle de impulsos agressivos, a adaptação às normas estabelecidas e a tomada de perspectiva.
A utilização de materiais concretos, principalmente o material dourado onde a criança manipula, experimenta, questiona ,constroi seu conhecimento, esta prática tem sido realizada em nossa escola com grande sucesso.



Trabalho desenvolvido nas 2ªs séries resolvendo e questionando sobre resolução de problemas
A atuação do professor em sala de aula tem sido alvo de investigação permanente por parte dos pesquisadores da área educacional. As tendências construtivista e sócio-interacionista têm enfatizado o papel do professor como mediador da relação dos alunos com o objeto de conhecimento, o professor que assume este papel trabalhando em duplas e grupos possibilita a interação entre os alunos e a troca de conhecimentos coloca-os, de certa forma, também no papel de co-educadores em sala de aula onde o professor assume o papel de um mediador indireto , coordenando as interações entre os alunos.
É através desta investigação que os próprios professores fazem uma refexão de seu trabalho em sala de aula, possibilitando mudanças e crescimento de sua atuação como profissional,neste ano estamos direcionando um trabalho maior ao ensino de matemática.

Nenhum comentário: