quinta-feira, 9 de abril de 2009

Teatro na escola



Um dos objetivos de nossa escola é integrar e estreitar a relação de afeto e comunicação entre professores alunos , familia e indisciplinaridade , utilizamos para isto atividades lúdicas e prazerosas, dentre elas a dramatização . Realizando antes atos de leitura em sala de aula, tentando-se despertar nos alunos o gosto pela leitura, ampliação do vocabulário e escrever de próprio punho histórias conhecidas.


O teatro foi realizado pela 2ª série da Profª Ivani integrada com a profª de artes, com construção dos paineis e cenário.

Outras séries também participaram lendo mensagens sobre o sentido da páscoa, uma vez que nosso enfoque parte da leitura.



A comunicação oral é de grande importância , a criança vai se soltando, reconta historias onde procura manter a sequencia cronológica dos acontecimentos, para isto foi utilizado o gibi de Mauricio de Souza ,pesquisando sua biografia e obras.


Biografia
Filho de Antônio Maurício de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa (poetisa). Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes", onde viveu como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha de São Paulo, Folha da Manhã, Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores e começou a desenhar histórias em quadrinhos em quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal.
Atualmente Bidu, que é o animal de estimação de Franjinha, participa tanto com seu dono como em historinhas em que é o astro principal, dialogando com outros cães e até com pedras(!). Bidu é o símbolo da empresa de Maurício, a Maurício de Sousa Produções.
Em Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita_Miranda_de_Figueiredo Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil do O _Estado_de_S._Paulo" o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.
Mauricio montou uma grande equipe de desenhistas e roteiristas e depois de algum tempo passou a desenhar somente as histórias de "Horácio (quadrinhos)" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Horácio_(quadrinhos)Horácio, o dinossauro.

Palestrando durante o 1º Congresso de História em Quadrinhos-1974 em Avaré
Pai de dez filhos, além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Nimbus e Do Contra.









As crianças de interessaram sobre as novas historias de Mauricio de Souza

Nenhum comentário: