quarta-feira, 8 de abril de 2009

Informática na escola




Criando personagens no Paint

A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO no século XXI, geralmente chamado de "civilização da imagem", continua a crescer, porque vivemos num tempo em que grande parte da informação que recebemos vem pelo imagético: "É senso comum na crítica contemporânea que as imagens têm poder no mundo" (Mitchell, 1994). Essa situação tem mudado o modo como as pessoas se expressam, como se comunicam entre si e como percebem o mundo. Dessa forma, é fundamental capacitar os alunos a criarem suas próprias mensagens midiáticas e torná-los leitores críticos, e conseqüentemente alfabetizá-los visualmente. Alfabetização visual pode ser entendida como a habilidade de as pessoas com-preenderem um sistema de representação visual, associada com a capacidade de se expressar por meio dele (Curtis, 1987; Donis, 1991).
Todo dia recebemos e consumimos centenas de imagens pela imprensa, pela TV, pelo vídeo e pelos anúncios que nos envolve e faz parte do nosso dia-a-dia: "Nós precisamos enfatizar o papel da alfabetização visual no mundo moderno. A maioria da comunicação vem visualmente" (Moles, 1990).



Todos os alunos de 2ª à 4ª série criam seus personagens no Paint utilizando como referencia as figuras geometricas.






Após as criações de imagens irão digitar um livro virtual utilizando os personagens.


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