Ao resolver um problema no dia-a-dia, o mais comum é fazer a conta de cabeça: arredondamos os números, tiramos daqui e somamos dali até chegar a um resultado aproximado. Esse raciocínio, que a princípio parece desordenado, está ocupando o espaço nas salas de aula e sala de informática de nossa escola é um dos objetivos do ensino da disciplina de Matemática desde as primeiras séries, o Soroban já faz parte do nosso projeto desde o início do ano inspirado no projeto Viva Japão o qual estamos participando.
Utilizando a brincadeira do Stop a crianças realizam o cálculo mental colocando o resultado no Soroban e com ele também fazem cálculos.
Soroban é um ábaco, para aprender a contar. Mas é um ábaco japonês, diferente, com apenas cinco contas em cada ordem numérica, utilizado para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros.
A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban, vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos mentalmente de algarismos para os padrões ensinados .
A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban, vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos mentalmente de algarismos para os padrões ensinados .
8 comentários:
Parabéns pelos detalhes e o trabalho que fez com tanto carinho, que é sua característica principal. Continue assim que nossa Educação precisa de gente com sua garra e dedicação.
Márcia.
Olá Vera,o Blog está muito bonito e bem informativo.Parabéns pelo trabalho realizado em sua escola.
Supervisora Sueli.
É legal eu gostei de mecher com o
Soroban com a minhas professoras
beijos
Rayane 1ªC
Achei muito divertido mecher com o Soroban aprendemos muito.
Manuela 1ªC
Eu gostei muito achei uma
aula diferente achei uma atividade importante.
beijos
RAISSA - 1ª C
Gostei muito de ver o Soroban as continhas de 5 e de 10, vou ficar rápido igual um Japones
Raul - 1ªC
O soroban foi muito legal com as professora eu gostei de fazer, aprendi as continhas rapidinho.
Eu sou japonês gosto de brincar com soroban, minha prima também tem.
Rafael 1ªC
Eu gostei de fazer o Soroban, porque é diferente e mais difícil, aprendi mais as contas, agora posso ajudar minha avó.
Taynara 1ª C
Postar um comentário