sábado, 11 de outubro de 2008

Cálculo mental x Soroban




Ao resolver um problema no dia-a-dia, o mais comum é fazer a conta de cabeça: arredondamos os números, tiramos daqui e somamos dali até chegar a um resultado aproximado. Esse raciocínio, que a princípio parece desordenado, está ocupando o espaço nas salas de aula e sala de informática de nossa escola é um dos objetivos do ensino da disciplina de Matemática desde as primeiras séries, o Soroban já faz parte do nosso projeto desde o início do ano inspirado no projeto Viva Japão o qual estamos participando.
Utilizando a brincadeira do Stop a crianças realizam o cálculo mental colocando o resultado no Soroban e com ele também fazem cálculos.
Soroban é um ábaco, para aprender a contar. Mas é um ábaco japonês, diferente, com apenas cinco contas em cada ordem numérica, utilizado para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros.
A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban, vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos mentalmente de algarismos para os padrões ensinados .



8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelos detalhes e o trabalho que fez com tanto carinho, que é sua característica principal. Continue assim que nossa Educação precisa de gente com sua garra e dedicação.
Márcia.

Sueli disse...

Olá Vera,o Blog está muito bonito e bem informativo.Parabéns pelo trabalho realizado em sua escola.
Supervisora Sueli.

Unknown disse...

É legal eu gostei de mecher com o
Soroban com a minhas professoras
beijos
Rayane 1ªC

Unknown disse...

Achei muito divertido mecher com o Soroban aprendemos muito.
Manuela 1ªC

VERIVANOV-FEIRARTI - FATID - IHESS disse...

Eu gostei muito achei uma
aula diferente achei uma atividade importante.





beijos
RAISSA - 1ª C

VERIVANOV-FEIRARTI - FATID - IHESS disse...

Gostei muito de ver o Soroban as continhas de 5 e de 10, vou ficar rápido igual um Japones

Raul - 1ªC

VERIVANOV-FEIRARTI - FATID - IHESS disse...

O soroban foi muito legal com as professora eu gostei de fazer, aprendi as continhas rapidinho.
Eu sou japonês gosto de brincar com soroban, minha prima também tem.

Rafael 1ªC

VERIVANOV-FEIRARTI - FATID - IHESS disse...

Eu gostei de fazer o Soroban, porque é diferente e mais difícil, aprendi mais as contas, agora posso ajudar minha avó.
Taynara 1ª C