segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tatiana Belinky - 3ª série C


Os alunos pesquisaram a biografia de Tatiana Belinky, leram alguns livros da autora, reescreveram e ilustraram um livrinho através da leitura da obra E agora ?

Nas leituras diárias juntamente com a professora os alunos observam e comentam sobre a capa do livro: autor, ilustração, personagens, lugar onde acontece a história,imaginam o que irá acontecer antes de ler o livro.









Indicações de livros

A história de vida de Tatiana Belinky é tão emocionante quanto os livros que ela escreve para as crianças. Nascida na Rússia, poliglota e escritora desde sempre, chegou ao Brasil aos 10 anos, fugindo com a família das mazelas da guerra civil provocada pela revolução comunista que, em 1917, fez nascer a antiga União Soviética. Seu primeiro livro infantil, Limeriques (Ed. FTD), foi publicado em 1987. Hoje, aos 89 anos, ela continua escrevendo - à mão, com uma caligrafia que não envelhece com o passar do tempo.
No ano de 1948, começa a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenam "Os Três Ursos" em pedido da TV Tupi, que atinge grande sucesso. O êxito deste trabalho foi definitivo para a carreira da escritora iniciante: o casal é convidado a ter um programa fixo na emissora. Dentro da casa, Tatiana e Júlio fazem a primeira adaptação de o "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato.
De sua vasta obra, destacam-se "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros. Diz Tatiana que o fundamental para as crianças é ler histórias para elas , ter sempre muitos livros por perto e cantar, o livro é um objeto mágico, muito maior por dentro do que por fora. Por fora, ele tem a dimensão real, mas dentro dele cabe um castelo, uma floresta, uma cidade inteira... Um livro a gente pode levar para qualquer lugar. E com ele se leva tudo. Nas leituras diárias juntamente com a professora os alunos observam e comentam sobre a capa do livro: autor, ilustração, personagens, lugar onde acontece a história,imaginam o que irá acontecer antes de ler o livro.



Nenhum comentário: