quinta-feira, 11 de junho de 2009
Pintura nas cortinas
Ruth Rocha
Em continuidade ao nosso projeto "Lendo Criando " iniciamos a pintura nas cortinas,
momento este em que incentivamos novos talentos para a Arte tentando também descobrir e desenvolver crianças com altas habilidades.
Acreditamos no poder da imagem, da leitura e do fazer, do livro elefante? tiramos algumas flores.
Resumo dos livros:
BOM DIA TODAS AS CORES
Certo dia, na floresta, Camaleão acordou feliz. Mudou sua cor para
cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e foi passear.
Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada
um sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava
e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele
percebeu que na, verdade, é impossível agradar a todos durante
todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.
*Tema Abordado: Comportamento (valorização pessoal)
O elefante?Mári dormiu e sonhou que era um elefante. Esse sonho fez a menina ter uma dúvida: era ela que estava sonhando que era um elefante ou era o elefante que sonhava que era uma menina? Intrigada, Mári desfiou um interrogatório para a família. A avó logo achou um absurdo. O pai achou o sonho extravagante e encontrou uma explicação: afinal, se ela fosse um elefante, ele também seria um. A mãe foi direto ao assunto: perguntou a Mári se ela gostava de amendoim...
Assunto/tema: a preocupação de uma criança com a própria identidade.
Marcelo Marmelo Martelo
Este livro nos mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos.
Gabriela não gosta de Teresinha, mas quer ser parecida com ela. Caloca tem uma bola, e por isso começa e acaba o jogo quando quer. Alguém já viu outras crianças parecidas com estas?
Patinho Feio
A história de um patinho feio, que não se parecia em nada com seus irmãos patos, já é conhecida por todos, mas nesta obra, Ruth Rocha da um toque todo especial a essa famosa história com a ajuda dos belos desenhos de Maria Eugênia. Acompanha um suplemento de atividades.
Meu irmãozinho só me atrapalha
O Miguel gosta do irmãozinho. Mas Pedrinho é pequeno e ainda não sabe brincar com Miguel. Para alegrar seu netinho, Ruth Rocha escreveu as histórias desta coleção. Depois, o vovô Eduardo Rocha entrou na brincadeira e desenhou os netinhos Miguel e Pedro como se fossem tatus.
Neste livro Nicolau tinha uma idéia na cabeça e, um dia, ouviu a idéia de João. Então passou a ter duas idéias na cabeça. Depois disso, Nicolau falou com Maria, Pedro, Manuela... e passou a ter várias idéias. Aqui, as idéias são representadas por desenhos, e as crianças têm uma surpresa no final - uma página em branco,para que cada um possa desenhar seu próprios pensamentos, participando da história.
veja o video
http://www.youtube.com/watch?v=ziJWH34SrSg&feature=related
http://www.scribd.com/doc/5308703/Marcelo-Marmelo-Martelo-Ruth-Rocha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário