quinta-feira, 21 de maio de 2009
Resolução de situações problemas
É de grande importância a diversidade de agrupamentos dentro da sala de aula,existem momentos em que o aluno precisa realizar a atividade individual, outros em dupla e outros em grupo, a atividade de resolução de problemas é um bom exemplo,embora estejam em grupo eles realizam a leitura, os calculos individualmente,depois refletem com os colegas e socializam os resultados.
O aluno é agente da construção de seu conhecimento quando,
numa situação de resolução de problemas, ele é estimulado a estabelecer conexões entre os conhecimentos já construídos e os que precisa aprender.
Também é importante observar que acontece aprendizagem na interação entre alunos. A cooperação entre pares, na busca de soluções, e o esforço em explicitar o pensamento e compreender o do outro favorecem a reestruturação e ampliação do próprio pensamento.
A partir da interpretação de enunciados orais e escritos dos problemas ,os professores possibilitam que o aluno desenvolva procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas. Nesta atividade a Profª Fátima 4ªsérie circulou nos grupos e observou o que os alunos pensam, quais suas dificuldades para fazer posteriormente intervenções.
Quebre a cabeça para montar o Tangran
http://home.fonline.de/fo0126//spiele/tangram/denk12.htm
http://www.atractor.pt/mat/numeros/quadrados/TanApp/index.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário