O tema leitura traz consigo a questão dos motivos pelos quais poucas pessoas gostam de ler e muitas, não. Algumas lêem com muita regularidade, outras o fazem apenas para sobreviver e outras saem da escola até sem saber ler. As causas deste problema são atribuídas a
fatores que vão do sócio-econômico ao educacional.
Ler não é simplesmente decodificar signos lingüísticos. Como prática social, é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, envolvendo uma série de estratégias inconscientes, como, por exemplo, antecipação, inferência, conhecimento de mundo e confirmação/refutação de hipóteses.
Ler para dramatizar faz o aluno associar o texto a algo que vem depois,ensinar a gostar de ler é exatamente isso: é ensinar a se emocionar com os sentidos e com a razão em atividades de contação ou dramatização de histórias, pode ser uma outra forma de abordar a leitura em sala de aula e, assim, conquistar leitores.
O importante é trabalhar com o que é interessante e prazeroso para o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário