sábado, 27 de junho de 2009

1ª Exposição "Lendo Criando"


4ª F- dobradura - escritora Lucia Pimentel Goes


Interação dos pais na sala de informatica , com videos, jogos ,caricatura, leitura de historias de Marlene Cerviglieri , Sylvia Orthof






Leitura de Historias-4ªA profª Adriana
dança country



Exposição das cortinas

Música em libras - 4ªB profª Fátima

Contador de Histórias - 4ª C Profª Silvana - escritor André Neves- obra Maria Peçonha
Teatro - 2ªA Profª Ivani - Mauricio de Souza

Contador de Historias 2ª série C - Profª Sandra - obra de Ana Maria Machado


Artes - Ruth Rocha 3ªA Profª Cristiana e Tania


O projeto “ lendo Criando” tem despertado e estimulado os alunos a lerem mais, bem como ampliar seu conhecimento sobre escritores desde as séries iniciais. Percebemos que estão evoluindo na leitura, escrita , oralidade e até compreensão do texto, nesta exposição mostramos aos pais a importância e o trabalho desenvolvido na sala de informática , arte , escrita e leitura.

Este projeto terá sua continuidade até o final do ano contemplando outros escritores

Andre Neves - 4ª C


Indicação de obras de André Neves


André Neves nasceu em Recife e mora em Porto Alegre. Formado em Relações Públicas, começou a estudar Artes Plásticas em 1995. Desde então, atua como escritor e ilustrador de suas obras e de outros autores. É arte-educador e promove palestras e oficinas sobre Literatura Infantil e Juvenil. Participou do curso de ilustração para infância em Sarmede, na Itália. Em 2002, seu trabalho como ilustrador do livro "Sebastiana e Severina" foi selecionado para a mostra itinerante "XX Mostra Internazionale d'Illustrazione per I'infanzia Stepan Zavrel".

Neves é um dos mais renomados ilustradores de literatura infantil e juvenil da atualidade. Pela mídia paulistana, já foi comparado ao notável ilustrador inglês Dave MacKean e da mídia sulista recebeu o Prêmio "O Sul – Correios e os Livros" de Melhor Autor Infantil de 2003. Há quase dez anos atua como ilustrador, lançou mais de 50 obras; foi indicado ao Prêmio Jabuti e recebeu o Prêmio Luís Jardim na categoria Melhor Livro de Imagem com Seca.Sua obra mais recente é Maria Peçonha para a qual fez texto e imagens.

Teve um bom contato com a literatura infantil desde criança porque sua mãe era professora. Quando estudou Relações Publicas estagiou no espaço Pasárgada (patrimônio cultural tombado pelo estado de Pernambuco), casa onde nasceu o poeta Manuel Bandeira. Foi então que teve oportunidade de reencontrar a literatura e sentir de perto a mágica do surgimento de um livro. Descobriu também a ilustração.Depois de um tempo foi para São Paulo. Chegou à Bienal Internacional do Livro para descobrir tudo de perto. Levou também alguns desenhos e foi aí que tudo começou.
Ilustrar para crianças é muito mais do que desenhar bem, é sentir.

acesse o link

http://static.onemorelevel.com/games2/simpsonmaker.swf

sábado, 20 de junho de 2009

Festa junina e Alfredo Volpi


Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, a 14 de abril de 1896. Em 1897, a família Volpi emigra para São Paulo e se estabelece na região do Ipiranga, com um pequeno comércio. Destino comum aos filhos de imigrantes italianos, Volpi inicia-se em trabalhos artesanais e, em 1911, torna-se pintor decorador. Talvez daí decorra o gosto pelo trabalho contínuo e gradual da sua linguagem estética, próprio da valorização de um “saber fazer”.
Cabe ressaltar que Volpi recusava teorizações estéreis, mas estava sempre muito bem informado das correntes artísticas do seu tempo, embora não se filiasse explicitamente a nenhuma delas, já que sua trajetória era extremamente pessoal. Esse é um dos pontos que fazem dele um grande pintor: Volpi é moderno e atual sem se importar com rótulos artificiais. A diferença é que ele não precisava ser moderno ou popular; simplesmente era. 1988 – Morre em 28 de maio.

acesse o link e conheça obras de Alfredo Volpi
http://entretenimento.uol.com.br/album/volpi_musicacor_album.jhtm

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escolha dos livros PNLD 2010


video conferencia realizada em Capivari para professores coordenadores





Professores realizam a escolha dos livros didáticos para o ano de 2010, que já estão adequados ao ensino de 9 anos, para isto foram utilizados os guias de livros, que contem um resumo das coleções com dicas e lembretes que facilitam a escolha dos mesmos,colaborando para um processo organizado,coletivo e consciente, estes livros serão utilizados como complemento do Programa Ler e Escrever, fazemos um ressalva que os guias deveriam ter sido entregues com mais antecedência.

Pintura em cortinas - Ana Maria Machado


Jeca, o Tatu, um bichinho que acha sua vida muito chata e resolve partir em busca de lugares diferentes

Jararaca,a perereca e a tiriricaO que é que você faz diante do perigo? Enfrenta? Foge? Fica firme? O que acontece quando uma jararaca, uma perereca e uma tiririca têm de enfrentar uma nova situação? Descubra lendo esta história divertida em que a linguagem poética dá forma a uma narrativa inteligente, que aborda temas importantes para a formação da criança.





Na praia e no luar, tartaruga quer o mar

Ah, Cambaxirra, Se Eu Pudesse...

Uma história de amor às árvores, de respeito e defesa dos direitos e que ainda deixa uma pontinha de esperança.





Na praia e no luar, tartaruga quer o mar

Na Praia e No Luar, Tartaruga Quer o Mar

A menina Luísa e seu irmão Pedro encontram uma grande tartaruga em dificuldades na praia. Além de estar machucada, um monte de crianças querem aproveitar e fazer algumas coisas com ela: transformar em sopa, sapato e ganhar dinheiro. Luísa e Pedro salvam a tartaruga, mas esse é só o começo de uma grande confusão que vai envolver toda a cidade.


Continuidade do Projeto "Lendo Criando" 2ª C - Profª Sandra

assista o videos
http://www.youtube.com/watch?v=VOoKlpsPotk

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Marlene B. Cerviglieri




Marlene B. Cerviglieri

Pedagoga,Psicologa Clinica e Escritora Amadora.
Nascida em Santo André-SP em 29 de Dezembro
Escreve Poesias, Cronicas e Historias Infantis.


Os alunos estão adorando se corresponder com a autora, através do projeto leitura eles leem as historinhas e mandam e-mail para a autora , vejam alguns escritos
http://www.bookess.com/read/686/historias-infantis/
http://www.bookess.com/read/1065/historias-infantis-de/

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pintura nas cortinas


Ruth Rocha

Em continuidade ao nosso projeto "Lendo Criando " iniciamos a pintura nas cortinas,
momento este em que incentivamos novos talentos para a Arte tentando também descobrir e desenvolver crianças com altas habilidades.
Acreditamos no poder da imagem, da leitura e do fazer, do livro elefante? tiramos algumas flores.

Resumo dos livros:
BOM DIA TODAS AS CORES
Certo dia, na floresta, Camaleão acordou feliz. Mudou sua cor para
cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e foi passear.
Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada
um sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava
e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele
percebeu que na, verdade, é impossível agradar a todos durante
todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.
*Tema Abordado: Comportamento (valorização pessoal)

O elefante?Mári dormiu e sonhou que era um elefante. Esse sonho fez a menina ter uma dúvida: era ela que estava sonhando que era um elefante ou era o elefante que sonhava que era uma menina? Intrigada, Mári desfiou um interrogatório para a família. A avó logo achou um absurdo. O pai achou o sonho extravagante e encontrou uma explicação: afinal, se ela fosse um elefante, ele também seria um. A mãe foi direto ao assunto: perguntou a Mári se ela gostava de amendoim...

Assunto/tema: a preocupação de uma criança com a própria identidade.

Marcelo Marmelo Martelo
Este livro nos mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos.
Gabriela não gosta de Teresinha, mas quer ser parecida com ela. Caloca tem uma bola, e por isso começa e acaba o jogo quando quer. Alguém já viu outras crianças parecidas com estas?

Patinho Feio
A história de um patinho feio, que não se parecia em nada com seus irmãos patos, já é conhecida por todos, mas nesta obra, Ruth Rocha da um toque todo especial a essa famosa história com a ajuda dos belos desenhos de Maria Eugênia. Acompanha um suplemento de atividades.

Meu irmãozinho só me atrapalha
O Miguel gosta do irmãozinho. Mas Pedrinho é pequeno e ainda não sabe brincar com Miguel. Para alegrar seu netinho, Ruth Rocha escreveu as histórias desta coleção. Depois, o vovô Eduardo Rocha entrou na brincadeira e desenhou os netinhos Miguel e Pedro como se fossem tatus.

Neste livro Nicolau tinha uma idéia na cabeça e, um dia, ouviu a idéia de João. Então passou a ter duas idéias na cabeça. Depois disso, Nicolau falou com Maria, Pedro, Manuela... e passou a ter várias idéias. Aqui, as idéias são representadas por desenhos, e as crianças têm uma surpresa no final - uma página em branco,para que cada um possa desenhar seu próprios pensamentos, participando da história.

veja o video
http://www.youtube.com/watch?v=ziJWH34SrSg&feature=related
http://www.scribd.com/doc/5308703/Marcelo-Marmelo-Martelo-Ruth-Rocha

terça-feira, 2 de junho de 2009

Incentivo a frequencia dos alunos na escola






A direção de nossa escola parabeniza aos alunos que não tiveram falta no 1ºBimestre,os mesmos ganharam um brinde da revista recreio ofertada pelo Grêmio.