quinta-feira, 21 de maio de 2009

Resolução de situações problemas


É de grande importância a diversidade de agrupamentos dentro da sala de aula,existem momentos em que o aluno precisa realizar a atividade individual, outros em dupla e outros em grupo, a atividade de resolução de problemas é um bom exemplo,embora estejam em grupo eles realizam a leitura, os calculos individualmente,depois refletem com os colegas e socializam os resultados.
O aluno é agente da construção de seu conhecimento quando,
numa situação de resolução de problemas, ele é estimulado a estabelecer conexões entre os conhecimentos já construídos e os que precisa aprender.
Também é importante observar que acontece aprendizagem na interação entre alunos. A cooperação entre pares, na busca de soluções, e o esforço em explicitar o pensamento e compreender o do outro favorecem a reestruturação e ampliação do próprio pensamento.
A partir da interpretação de enunciados orais e escritos dos problemas ,os professores possibilitam que o aluno desenvolva procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas. Nesta atividade a Profª Fátima 4ªsérie circulou nos grupos e observou o que os alunos pensam, quais suas dificuldades para fazer posteriormente intervenções.


Quebre a cabeça para montar o Tangran
http://home.fonline.de/fo0126//spiele/tangram/denk12.htm

http://www.atractor.pt/mat/numeros/quadrados/TanApp/index.html

Educação física diferente


O prof.Marcos de Educação física procura sempre fazer suas aulas diferenciadas,nesta aula utilizou a sala de informática e juntos refletiram sobre a massa corporea, como se calcula e sua importância para a saúde.


Os alunos usaram a calculadora para calcular a massa do corpo

acesse neste site se informe e calcule sua massa corporea
http://www.lowcucar.com.br/imc.php

Projeto leitura "Lendo Criando"


Profª Sandra 2ªC possibilita momentos de leitura fora da sala de aula

Outro tipo de atividade de leitura é a dramatizada, a profª Raquel 2ª série fez uma divisão dos alunos na classe em que todos os alunos leem , porém um fez a leitura do narrador e os outros dos personagens, refletem e vivenciam o que é ser um narrador e um personagem.

A leitura diária feita pelo aluno é um ponto forte de nosso projeto, os professores tem um palanquinho onde as crianças sobem e realizam leituras,lá eles se sentem importantes. Estamos recebendo grande quantidade de livros e seguindo as orientações do programa "Ler Escrever" rico em atividades o que facilita e motiva o trabalho dos professores. Não só a profª Ivani 2ª série , mas como todos os professores colocam na lousa a agenda do dia , assim os alunos sabem o que irá acontecer no decorrer daquele dia.

sábado, 16 de maio de 2009

Teste sua memória

http://flashfabrica.com/f_learning/brain/brain.html

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dia das mães



A professora Tãnia de arte e os alunos fazem uma lembrancinha para as mães homenageando-as com grande carinho.

acesse o site e pinte on line
http://ultradownloads.com.br/jogo-online/Infantil/Animated-Painting/

veja também este jogo http://sitededicas.uol.com.br/jogos/conhecimento/conhecimento.htm

Conselho de classe participativo





O Conselho de Classe e série é um espaço que propicia e fortalece o trabalho coletivo,no qual professores, alunos, gremio,pais e direção discutem e são informados dos resultados da aprendizagem dos alunos, benfeitorias da escola,projetos desenvolvidos, problemas que ocorreram, podem dar sugestões, criticas, é percebido como oportunidade de reflexão coletiva que auxilia na construção de práticas avaliativas mais democráticas, reflete as angustias e prazeres dos participantes,transformando-se num exercicio de cidadania , cada um tem vez e voz, estimulados a apontarem sugestões e opinarem, visando melhorias da escola, reconhecendo-se como parte de um todo, desenvolvendo sua capacidade de comunicação verbal.Tivemos a presença das PCOPs Regina e Maria Helena em seguida saborear um cafezinho feito com muito carinho.

Nossa escola não apresentou grandes problemas de aprendizagem, um dos aspectos facilitador esta sendo o projeto de leitura,a interferência constante do professor, porém temos que investir na responsabilidade dos alunos quanto a entregas e realizações de trabalhos,tarefas e cadernos, incentivar a participação da familia no acompanhamento da aprendizagem dos filhos e assiduidade as aulas.

acesse o site e melhore sua matemática http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u33.jhtm