quarta-feira, 30 de julho de 2008

Projeto Informática




Estamos chegando ao fim da construção das histórias em quadrinhos, deu muito trabalho mas está valendo a pena, pois as crianças tem muita dificuldade em criar diálogos criativos , escrevem sempre os mesmos textos, precisam muita ajuda dos professores e incentivo a leitura, vejam como ficou uma das produções.
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Para que isso ocorra! O professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.
GOUVÊA “O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas...” Más, para o professor apropriar-se dessa tecnologia, devemos segundo FRÓES “mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente uma tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.” E isto estamos fazendo em nossa escola,cabe ao professor utilizar realmente esta tecnologia,sem medo e receios,pois estaremos lá para ajudá-lo e oriéntá -lo
Um dos objetivos do uso do computador no ensino é ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
Devendo ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica. Neste sentido estaremos sempre sugerindo, incentivando e mobilizando o professor. Não basta haver um laboratório equipado e software à disposição do professor; precisa haver o facilitador que gerencie o processo o pedagógico.







quarta-feira, 16 de julho de 2008

Exposição 2º Bimestre

Profª de Arte Rosani









Iniciamos o projeto meio ambiente e o tema Paz , através da Arte as crianças puderam manusear tintas, pincéis e papeis resultando numa exposição que agradou a todos, a qual continuaremos no próximo bimentre, com concurso de desenho.
A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar os conhecimentos, em suma, entrar no terreno criativo da condição humana.
Esta manifestação dinâmica confere às artes uma importância que vai além de disciplina no currículo escolar, pois é produto íntimo da formação humana. O sujeito percebe a sensibilidade da humanidade quando tem a arte como algo significativo em sua educação.
Parte integrante da civilização, a arte é presente quando ainda não se fazia uso da linguagem textual. Nas cavernas, nas edificações, nos templos, nas pinturas, nas esculturas, haverá sempre de representar uma linguagem universal, catalogando períodos, culturas e manifestações.

As exposições bimestrais tem como finalidade mostrar aos pais o trabalho desenvolvido pela escola, incentivar a presença dos mesmos nas reuniões escolares.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Formatura PROERD

















Os alunos de nossa escola realizaram algumas apresentações no evento , dentre elas homenagem ao Brasil e aos 100 anos de imigração Japonesa, parabéns a Policial Maria José e a professora Ivani pelas apresentações, participaram no projeto , escolas municipais, estaduais e particulares contou-se com a presença de autoridades .
O que é PROERD
No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992, a qual tinha interesse em desenvolver um projeto de prevenção relacionado aos diversos aspectos das drogas. Surgiu então a denominação de PROERD(Programa Educacional de Resistência às Drogas)..Em seguida, no ano de 1993 o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo(PMSP) e passou a se chamar “Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência”, porém mantendo a sigla PROERD. Daí em diante, o PROERD se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país. O PROERD é essencialmente preventivo e consiste em um currículo de 17 semanas, sendo uma aula por semana, ministrada por policiais militares fardados a alunos do 4ª 5º e 6º anos, ou seja, na faixa etária de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno PROERD.